O financiamento imobiliário é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras para aquisição do imóvel próprio. Com essa solução, dá para sair do aluguel mais rápido do que você imagina, dando um valor de entrada e pagando o restante da propriedade em suaves prestações.
No entanto, para conseguir aprovação de financiamento imobiliário, é preciso tomar alguns cuidados, como garantir o nome limpo na praça e movimentar sua conta bancária na instituição financiadora. Neste post, explicamos tudo para você. Acompanhe a leitura e veja como agilizar a liberação do crédito!
Quais são os tipos de financiamento imobiliário disponíveis?
Um financiamento imobiliário é um crédito que as instituições financeiras oferecem aos seus clientes para a aquisição de propriedades comerciais ou residenciais. Essa solução é viável para muitos brasileiros que não têm o valor para fazer o pagamento à vista de um imóvel. Observe abaixo os principais tipos de financiamentos disponíveis no mercado!
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
O SFH é uma ótima opção para quem vai comprar a primeira casa própria, já que imóvel a ser adquirido deve ser residencial e a taxa máxima de juros anuais é de 12%. O comprador não pode ser proprietário de outra residência e a propriedade precisa estar situada no município onde ele trabalha ou mora. É permitido usar o FGTS.
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
O SFI serve para compradores que já compraram um imóvel residencial ou comercial, mas pretendem aumentar o seu patrimônio. O imóvel adquirido pode ser residencial ou comercial e a taxa de juros anuais normalmente ultrapassa os 12% ao ano. A propriedade pode estar localizada em qualquer município e não é permitido usar o FGTS no financiamento.
Tabela Price
A Tabela Price se refere ao modo de amortização do débito ou à maneira como as parcelas serão quitadas ao longo dos anos. O preço de todas as prestações é sempre o mesmo e o comprador se sente mais tranquilo por saber que não haverá variações. O sistema permite um planejamento financeiro estável e a programação para evitar atrasos.
Tabela SAC
O Sistema de Amortização Constante ou tabela SAC também se relaciona com a amortização da dívida. Contudo, o preço das prestações diminui no decorrer do contrato de forma gradativa. A vantagem é que o valor das prestações reduz mensalmente até a quitação do financiamento imobiliário, mas o investimento inicial é maior, já que as parcelas se iniciam mais altas.
Quais são os critérios utilizados para aprovar financiamento?
As instituições financeiras estabelecem alguns requisitos para a aprovação dos financiamentos. A maioria delas está relacionada ao perfil do comprador que terá que cumprir todas as exigências para ter acesso ao crédito. Confira adiante os principais critérios que influenciam a concessão de financiamento imobiliário:
maioridade civil;
comprovação de renda;
parcelas não podem ultrapassar 30% da renda familiar;
ausência de registro no SPC e Serasa.
Os menores de idade não conseguem fazer financiamentos imobiliários em virtude do ordenamento jurídico vigente em nosso país. Por outro lado, se o comprador não tiver rendimentos suficientes para pagar as prestações, as instituições financeiras negam o crédito após realizar a análise dos documentos. Por esse motivo, é fundamental ter os comprovantes para apresentar.
A renda do comprador pode ser considerada em conjunto com os rendimentos da família que estará envolvida no processo. A soma desses valores é importante porque influencia na quantia que será financiada. Caso o nome de um dos componentes familiares esteja sujo, ele não poderá participar da transação, pois será considerado um mau pagador.
Como ter o financiamento imobiliário aprovado?
A aquisição de um imóvel por meio de financiamento imobiliário exige dos compradores um planejamento financeiro. É preciso organizar as receitas e os gastos para ter certeza de que será possível quitar as parcelas mensais em dia. O banco também exige alguns requisitos para emprestar o dinheiro e permitir o seu parcelamento. Veja a seguir algumas dicas relevantes!
Abra uma conta na nova instituição
A primeira coisa que você deve fazer é abrir uma conta no banco que financiará o negócio. Isso porque quanto mais tempo você for cliente da instituição, maior será seu histórico de crédito com ele. Acompanhando de perto suas transações bancárias, a instituição poderá avaliar melhor sua situação financeira e aprovar o crédito mais rapidamente.
Concentre sua renda no novo banco
Essa dica tem muito a ver com a anterior. Afinal, quanto mais você investir no banco em questão, maior a chance de conseguir aprovação de financiamento imobiliário. Então, se você acaba de abrir conta na nova instituição, transfira toda sua renda para lá, desde salários até aqueles pagamentos recebidos por prestação de serviços autônomos.
Essa movimentação ajuda a comprovar para o banco que você tem a renda necessária para arcar com as prestações do empréstimo. Nesse caso, abrir uma conta conjunta também é interessante, pois permite que mais movimentações sejam feitas. Além disso, os extratos poderão ser utilizados como fonte de comprovação de renda.
Faça o cadastro positivo do Serasa
Aqui não tem segredo: nenhuma instituição financeira aprova financiamento para quem tem nome sujo na praça ou está em situação irregular. Portanto, faça seu cadastro positivo no Serasa para aumentar sua chance de ter o financiamento aprovado. Ele pode ser feito no site Serasa Consumidor.
Esse cadastro será acessado pelo banco por meio do seu CPF e, então, a instituição saberá se você é ou não um bom pagador. Portanto, se tiver o seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, coloque as dívidas em dia e mantenha o seu nome limpo.
Separe todos os documentos necessários
Por último, mas não menos importante, separe toda a papelada que você precisará para conseguir o financiamento. Como sabemos, trata-se de uma transação burocrática e que exige documentos específicos para comprovar sua situação financeira. Normalmente, a documentação básica inclui RG, CPF, comprovante de residência, declaração de Imposto de Renda e comprovante de renda.
A renda poderá ser comprovada por meio de holerites e extratos que atestem a movimentação bancária na sua conta. Por isso, é tão importante ser cliente do banco em questão e concentrar seus rendimentos por lá. Então, se você está pensando em solicitar o crédito, comece a se planejar para transferir sua conta.
Quais são as etapas para a aprovação do financiamento?
As etapas para receber aprovação de financiamento imobiliário iniciam com a solicitação feita pelo interessado em fazer a compra de imóveis em uma instituição financeira. Basta falar com um atendente e explicar qual é o seu projeto e verificar se o seu perfil se encaixa em umas das modalidades criadas pelo governo brasileiro.
Entrega de documentos
O primeiro passo é apresentar todos os documentos solicitados por quem vai possibilitar a realização do financiamento. Nessa etapa, é preciso disponibilizar Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física, comprovante de endereço, contracheques, pró-labore ou outra documentação que indique as fontes de renda do potencial comprador, declaração de imposto de renda etc.
Análise financeira
Depois disso, uma série de procedimentos é iniciada. A instituição concedente de financiamento imobiliários faz uma análise profunda das finanças do solicitante para se certificar de que está diante de um bom pagador. Caso identifique inscrição nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou Serasa, o empréstimo será recusado.
Informações do imóvel
Após a verificação dos documentos do solicitante, será necessário informar qual imóvel será financiado. Preste atenção a esse ponto, pois as instituições financeiras somente financiam imóveis regulares. Isso significa que a casa ou apartamento precisa estar regular, ter matrícula imobiliária registrada no cartório de Registro de Imóveis e outros documentos.
Certidão negativa de débitos
Para que o seu financiamento seja aprovado, será necessário apresentar a certidão negativa de débitos de impostos sobre o imóvel e comprovantes de pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). É fundamental ainda comprovar a inexistência de processos judiciais envolvendo o atual proprietário que possam gerar a penhora da propriedade.
Avaliação do perito
Se todos os documentos estiverem de acordo com as normas vigentes, a instituição concedente do financiamento vai enviar um profissional especializado para avaliar o imóvel. Afinal, a casa ou apartamento será do comprador somente depois que ele quitar integralmente as parcelas mensais. Enquanto isso, a propriedade permanece em nome do financiador.
Assinatura dos contratos
Caso o profissional ateste que o imóvel está em perfeitas condições de uso, a instituição concedente vai elaborar um contrato com diversas cláusulas sobre o negócio. Leia atentamente todas as informações, faça perguntas, tire dúvidas, observe se todos os dados estão corretos e depois assine o documento. Em algumas horas ou dias, você receberá as chaves.
Quais são as dicas de como ser aprovado no financiamento?
Cada pedido de financiamento é diferente e você precisará ter tempo para a realização do negócio. Encontrar a melhor alternativa requer tranquilidade e persistência para entender o que está disponível para o seu perfil. Se você está interessado em saber mais sobre como obter a aprovação da sua solicitação de subsídios, continue a leitura!
Conheça a instituição financeira
Antes de começar a fazer o seu pedido de financiamento, é importante fazer uma pesquisa e certificar-se de conhecer a instituição financiadora. Quais são as regras que ela considera para financiar? Quais são os valores disponibilizados? Que tipos de imóveis ela costuma financiar? Responder a essas perguntas dará uma boa ideia sobre as suas possibilidades.
Seja claro e objetivo
Ao fazer o seu pedido de financiamento, certifique-se de utilizar uma linguagem clara e objetiva. Evite fornecer informações incorretas, explique suas necessidades e mostre a sua realidade financeira. Concentre-se em explicar o seu anseio em termos simples e de modo que qualquer pessoa possa entender. Verifique se a instituição tem a solução que você procura.
Certifique-se de atender a todos os requisitos
Revise as regras para fazer um pedido de financiamento imobiliário, compreenda todos os requisitos e cumpra todos eles se quiser ter o seu pedido atendido. Não fazer isso, escolher um imóvel irregular ou deixar de apresentar os documentos comprobatórios exigidos pela instituição concedente pode resultar na rejeição total da sua solicitação.
Planeje o seu orçamento
Seu orçamento é uma parte importante do seu pedido de subsídio, portanto, pense bem nele. Certifique-se de que todos os seus custos sejam representados com precisão e que você tenha um plano de como os fundos serão gastos. Os revisores examinarão seu orçamento de perto para garantir que seja realista e bem planejado.
Compra conjunta
Se você tiver o apoio de outras pessoas, como esposa, filhos ou familiares, pode incluí-las no seu pedido de financiamento para somar as rendas e conseguir comprar um bom imóvel. Esses rendimentos podem ser considerados para a aquisição da casa própria, o contrato será feito em conjunto e será mais fácil ter a aprovação do pedido.
Acompanhamento do pedido
Depois de concluir o seu pedido para financiar um imóvel próprio, entre em contato com o financiador para garantir que todos os documentos foram entregues e respondas a quaisquer perguntas que possam ter. O acompanhamento da solicitação demonstra o seu comprometimento com o negócio e aumenta as chances de a solicitação ser aprovada.
Como escolher o seu imóvel?
Comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes que você precisa tomar na vida. Por isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa para garantir que escolherá uma casa certa para você e sua família agora e no futuro. Para fazer isso, os aspectos abaixo precisam ser considerados para evitar arrependimentos!
Localização
O primeiro passo para identificar um imóvel perfeito é analisar o bairro em que ele está situado. Observe se há acesso para as vias que você e seus familiares mais utilizam, os serviços considerados essenciais ou indispensáveis e o estilo dos moradores. A comunidade também é relevante e precisa ser conhecida antes de fazer esse investimento.
Cenário
Avalie o cenário, se é mais rural, urbano ou suburbano. Existem parques para as crianças e espaços verdes nas proximidades? Confira se existem comércios, restaurantes, lojas, agropecuárias, clínicas médicas e outros estabelecimentos que considere cruciais para o seu bem-estar e de sua família. É fundamental comprar um imóvel que ofereça qualidade de vida.
Valorização
Pode ser difícil encontrar uma propriedade que tenha tudo o que você deseja, portanto, talvez tenha que fazer concessões. Mas reflita sobre outros fatores que revelem a possibilidade de valorização do imóvel, por exemplo, a construção de grandes empreendimentos no entorno. Pense nas oportunidades futuras e na multiplicação dos seus recursos.
Viu como conseguir aprovação de financiamento imobiliário é fácil? Financiar um imóvel ainda é a melhor alternativa para adquirir a propriedade sem rombos no orçamento. Com essas dicas, não vai ser difícil conseguir aprovação de financiamento imobiliário e dar o start na compra da tão sonhada casa própria.